sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 04 - 1TRIM/2010

LIÇÃO 04
A GLÓRIA DAS DUAS ALIANÇAS
QUESTIONÁRIO
NOME:        DATA: ____/____/_____ - 1º TRIM/2010
1- Qual a maior e melhor recomendação que um servo de Cristo pode ter? Coloque "X" na resposta correta:
(     ) É a evidência do seu ministério no coração e na vida daqueles que foram por ele alcançados para o Senhor Jesus.
(     ) È quando ouve alguém dizer bem do seu ministério, mesmo quando exista alguma falha.
(     ) Quando é designado para pastorear uma igreja influente e bem relacionada com população vizinha.
2- Por que havia recomendação requerida para as autoridades cristãs naquela época? Por que Paulo precisava de uma? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(     ) Porque era hábito dos judeus que viajavam com freqüência, levarem cartas de recomendação para que, assim, ao chegar a lugares onde não eram conhecidos, pudessem ser hospedados durante o período em que ali estivessem.
(     ) Alguns judeus-cristãos, opositores de Paulo queriam que até ele cumprisse essa exigência de ser portador de "cartas de recomendação", para provar a autenticidade do seu apostolado!
(     ) Para provar se realmente foi ele quem fundou aquela igreja, e saber se realmente a igreja de Jerusalém o reconhecia como apóstolo de Cristo.
3- O que havia da parte dos coríntios acerca de Paulo, que substituía qualquer documento comprobatório de seu apostolado? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(     ) Um conhecimento dele por parte da Igreja.
(     ) Paulo fundara aquela igreja durante a primavera do ano 50 d.C.
(     ) Paulo permaneceu na cidade, inicialmente, por 18 meses (At 18.1,8-11).
(     ) Nessa época os irmãos reuniam-se em casas particulares como a de Tito Justo (At 18.7).
(     ) Só então, começaram a surgir os primeiros líderes daquela igreja (1 Co 1.1,14; 16.17).
4- Como Paulo defende sua auto-recomendação sem está, portanto carta de recomendação de Jerusalém? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(     ) Todos em Corinto sabiam que Paulo, mesmo não tendo sido um dos doze que estiveram com Jesus, recebera um chamado de Cristo para ser apóstolo.
(     ) Seu testemunho pessoal era a prova concreta de que não lhe era necessário nenhuma recomendação.
(     ) Seus sofrimentos por Cristo evidenciavam seu apostolado entre os gentios e, especialmente, em Corinto, dispensando, portanto, qualquer tipo de recomendação por escrito.
(     ) Em 2 Co 5.11, o apóstolo Paulo faz uma defesa de sua atitude dizendo que "o temor que se deve ao Senhor" lhe dava condições de se auto-recomendar, porque a sua vida e ministério eram manifestos na consciência de cada um daqueles crentes.
(     ) A atitude paulina não tinha por objetivo ofender a ninguém, mas baseava-se na confiança do conhecimento que os coríntios tinham da sua pessoa e ministério.
5- Por que não havia necessidade de qualquer carta de recomendação vinda de Jerusalém para apresentar Paulo aos Coríntios, como apóstolo? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(     ) Porque Paulo era o pai espiritual da comunidade cristã de Corinto.
(     ) O ministério que recebeu diretamente de Jesus Cristo e o modo como cumpria tal chamada.
(     ) A prova de sua aprovação apostólica era a própria existência da igreja coríntia (v.2).
6- Qual a finalidade do questionamento de Paulo ao escrever 2 Coríntios 3.1 parte "b", onde ele pergunta: "[...] necessitamos, como alguns, de cartas de recomendação para vós ou de recomendação de vós?" Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(     ) Tal questionamento é retórico, pois apela para uma reciprocidade que havia entre ele e a igreja, a qual dispensava a recomendação de Jerusalém requerida por alguns opositores do seu ministério, uma vez que ele o havia desenvolvido entre os coríntios.
(     ) O apóstolo via-se como insignificante, mas os coríntios eram o seu verdadeiro louvor e glória.
(     ) Nem os coríntios precisavam de recomendação escrita, porque, dizia: "vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens" (v.2).
7- Que figura metafórica, Paulo usa para comparar o pacto do Antigo Testamento com o pacto do Novo Testamento? Coloque "V" para Verdadeiro e "F" para Falso:
(     ) No Antigo Testamento a lei foi escrita em tábuas de pedra, pelo próprio Deus (Êx 31.18; Dt 5.22)
(     ) No Novo Testamento, predito pelos profetas, que afirmaram que Deus a escreveria no coração do seu povo
(     ) Os dois pactos são provenientes de Deus, mas o segundo é superior, porque veio mediante a pessoa de Jesus Cristo.
8- Com qual objetivo Paulo enviou obreiros, experientes para a igreja de Corinto? Coloque "X" na resposta correta:
(     ) Com a finalidade de confirmarem aquela igreja doutrinariamente
(     ) Para evangelizar aqueles que ainda não pertenciam a igreja
(     ) A fim de combater a oposição que havia se instalado naquela igreja
9- Com o fortalecimento da igreja coríntia, quais obreiros experientes, Paulo teve o cuidado de enviar-lhe? Coloque "X" na resposta correta:
(     ) Timóteo, Silas e Apolo
(     ) Timóteo, Barnabé e Apolo
(     ) Timóteo, Barnabé e Silas

Nenhum comentário: