quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

LIÇÃO 05 - Adolescentes 1 Trimestre 2010

LIÇÃO 5
DESVIE-SE DO MAL

DEVOCIONAL
     Procure a cada dia firmar os seus passos em Cristo. Somente Ele pode nos salvar das intempéries do mundo. Uma vida edificada por Cristo poderá enfrentar tempestades, ventos fortes, ondas bravias, mas não será abalada (Mt 7.24,25). O Senhor nos protegerá e nos acolherá. Assim, quando você confiar em Deus, Ele o guiará pela tempestade, trazendo-o são e salvo, e o abençoará com sua graça em todo o processo. Ele edificará a sua fé e o fortalecerá. "Não temas, porque eu sou contigo (...) e te ajudo, e te sustento..." (Isaías 41.10).

ENFOQUE BÍBLICO

"Quem procura o bem é respeitado, mas quem busca o mal será
vítima do ma!." Provérbios 11.27
  
FIQUE ALERTA
     Por que existe tanta maldade no mundo? Essa é uma questão que tem incomodado muitas pessoas. O mal surgiu com a entrada do pecado no mundo e está presente em qualquer lugar. No mundo inteiro, acontecem todos os dias inúmeros casos que evidenciam a presença do mal. Basta apenas observarmos na rua as cenas e situações mais comuns de injustiça e violência e os mais brutais casos de sofrimento, miséria e infelicidade. Deus nos livra do mal, mas precisamos faze a nossa parte. Se você deseja se vitorioso, veja neste estudo como se desviar do mal.

QUEBRA-GELO
     Leia a ilustração: "Um adolescente cristão chamado Daniel apóia sempre as opiniões dos colegas em sua escola. Certa vez, foi convidado por colegas a concordar com algo totalmente questionável: a mentir aos pais, dizendo que ele e seu grupo de colegas iriam a um passeio cultural promovido pelo colégio, quando, na verdade, iriam a um salão de jogos recreativos e ficariam lá a tarde toda. Ele se sentiu pressionado a concordar com os companheiros para continuar naquele grupo. Mas será que essa decisão seria a correta? Segundo os princípios da Bíblia que Daniel conhecia, através dos ensinos da Escola Dominical que frequentava, naturalmente mentir aos pais não era uma atitude correta e o caminho do bem. Ele, mesmo sabendo das pressões e da certa exclusão do grupo, renunciou a proposta." Reproduza essa ilustração em folha de papel e distribua-as na classe. Converse acerca de como o menino fugiu da aparência do mal. Fale para cada aluno mencionar uma situaçã que experimentou e gostaria de partilhar com a classe.

PALAVRA VIVA
      Nesta lição, você aprenderá como proceder para se desviar do mal. Além disso, compreenderá a origem e a ação do mal e descobrirá como vencê-lo.
      Jesus quer que o nosso coração seja fértil e frutífero. Deseja que você e seus alunos tenham um coração como o dEle. Ele deseja que haja em vocês “o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus” (Fp 2.5). Mas como isso é possível? A resposta é surpreendentemente simples. Vocês podem ser transformados se tomarem uma decisão: Submeter os seus pensamentos à autoridade de Jesus.
      É fácil negligenciar uma reivindicação significativa feita por Cristo na conclusão do Evangelho de Mateus. "É me dado todo o poder no céu e na terra" (Mt 28.18). Jesus afirma ser o Senhor do céu e da terra. Ele tem a última palavra sobre tudo, especialmente quando se trata dos nossos pensamentos. Cristo tem mais autoridade, por exemplo, do que seus genitores. Possui até mais autoridade sobre vocês do que vocês mesmos. Alguém pode dizer que é ruim demais para ser perdoado, mas Jesus tem uma opinião di ferente. Se vocês lhe derem autoridade sobre suas vidas, então seus pensamentos de culpa não serão mais um obstáculo.
      Jesus também tem autoridade sobre suas ideias. Suponha que vocês tenham a ideia de roubar um supermercado. Cristo, porém, Já deixou claro que roubar é errado Se você tiver dado a Ele autoridade soore suas decisões, então o desejo de roubo não permanecerá em seus pensamentos. Percebeu a autoridade? Para termos um coração puro, devemos submeter todos os pensamentos à autoridade de Cristo. Desta forma, nos desviaremos do mal.

A AÇÃO DO MAL
      Você já parou para pensar como o mundo está cheio de maldade? Como existem pessoas que vivem maquinandoo mal contra o seu próximo? Creio que você já tenha se deparado com situações que evidenciam a presença do mal, ou pelo menos já viu, nos noticiários da TV, exemplos de pessoas que foram vítimas da maldade e crueldade humana. Essas coisas nos deixam estarrecidos a ponto de questionarmos: Por que tudo isso? Infelizmente, a maldade está presente na mente e no coração de muitas pessoas. Você sabe o que acontece com quem vive fazendo maldades? A Bíblia mostra que quem procura o mal será destruído (Pv 11.19; 6.15). Quem faz o mal ao próximo receberá o mal como recompensa.

A ORIGEM E PERPETUAÇÃO DO MAL
      Qual a origem do mal? E por que existe tanta maldade no mundo? Essas questões têm sido levantadas e discutidas por muitas pessoas. Qual a sua opinião em relação a essas questões? Vejamos o que a Bíblia nos ensina sobre isso:
      A origem do mal. Alguns acham que Deus poderia ter evitado que o mal tivesse vindo ao mundo. Você concorda com isso? Certa vez um professor ateu queria provar para os seus alunos que Deus, como o Criador de todas as coisas, havia também criado o mal. Um aluno corajosamente pediu a palavra e, levantando-se, perguntou ao professor se o frio existia. Ele prontamente respondeu que sim. O aluno mostrou que de acordo com a Física o frio é, na realidade, ausência de calor. O aluno tornou a perguntar se a escuridão existia. O professor, sem entender o propósito do aluno, respondeu mais uma vez que sim. O aluno novamente argumentou que a escuridão é a ausência de luz. Podemos estudar a luz, mas a escuridão não. A partir desses argumentos, o aluno provou para a classe que o mal é simplesmente a ausência de Deus.
      Talvez você esteja se perguntando agora: "Se Deus não criou o mal. como, então, ele surgiu?" O mal passou a existir quando o homem pecou e afastou-se de Deus (Gn 3:6-8). Deus criou o homem com o propósito de ser uma criatura dotada de livre-arbítrio. Por isso, deu-lhe o direito de escolher entre comer ou não da árvore do conhecimento do bem e do mal. A desobediência levou o homem a conhecer o mal (Gn 3.9-11).
      A perpetuação do mal. Após a queda do homem, o mal se alastrou, passando de geração a geração. Logo no início nos deparamos com um fato que retrata essa triste realidade. Caim, movido de inveja, matou o seu próprio irmão. Antes dessa tragédia, Deus, ao perceber a ira de Caim, alertou-o sobre a sua atitude, mostrando-lhe que seguir o mal ou o bem é uma questão de escolha (Gn 4.6,7). Há outros fatos bíblicos que revelam como a maldade humana se proliferou. A geração contemporãnea de Noé foi totalmente destruída pelo dilúvio por causa dos seus pecados. Apenas Noé e sua família escaparam (Gn 6.5-8). Algum tempo depois, duas cidades - Sodoma e Gomorra - foram destruídas por suas transgressões (Gn19.1-29).
      Veja que o mal pode ser controlado, tudo depende de nós mesmos. O mundo jamais mudará para melhor se não agirmos com responsabilidade, com temor a Deus e nos desviarmos do mal, contribuindo, assim, para amenizar o avanço deste na sociedade.
      Como você pode ver, o mal é o resultado da falta de Deus no coração do homem. Você já se deu conta da quantidade de pessoas que vivem sem Deus? Agora dá para perceber por que existe tanta maldade no mundo, não é mesmo?

VENCENDO O MAL
       O livro de Provérbios nos ensina que devemos nos afastar do mal (Pv 14.16). Se você deseja vencer o mal, observe as instruções a seguir:
       a) O cuidado com a mente e o coração. O mal se instala inicialmente na mente e no coração por isso, devemos protegê-los.Tenha cuidado com seus pensamentos, pois eles dirigem sua vida (Pv 4.23). Sabe como podemos guardar o nosso coração do mal? Por meio da Palavra de Deus. Guardar a Palavra significa obedecer e seguir aos seus mandamentos (Sl 119.11).
        b) O cuidado com a boca. A sua boca não pode proferir mentiras e nem palavras obscenas (Pv 4.24). Jesus ensinou que o que sai da boca procede do coração e contamina o homem (Mt 15.18). Cuidado!
Não use a sua boca para o mal (Sl 141.3).
        c) O cuidado com os olhos. Os olhos são os instrumentos da nossa visão. Jesus os considerou como lâmpada do corpo. Se eles forem bons, todo o corpo será luminoso; mas se forem maus, o corpo estará em trevas. Portanto, não alimente os seus olhos com coisas más.
        d) O cuidado com os pés. Finalmente, você precisa guardar os seus pés do mal. Guardar os pés significa não andar por caminhos errados (Pv 4.26,27). É dirigir os seus passos pelo caminho certo segundo os princípios da Palavra de Deus.
        A Bíblia nos ensina que Deus nos livra do mal, porém precisamos fazer a nossa parte (Pv 12.21). Faça um propósito em sua vida e guarde a sua mente, o seu coração, a sua boca, os seus olhos e os seus pés. Desta maneira, você vencerá o mal.

CONVERSA FRANCA
       Faça uma verificação da aprendizagem e uma aplicação prática do conteúdo da lição. Aproveite a ilustração apresentada na lição do aluno e inicie um debate com a classe. Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. O rico tinha muitos animais, enquanto o pobre tinha somente uma ovelha. Ele cuidou dela, e ela cresceu na sua casa, junto com os filhos dele. Ele a alimentava com a sua própria comida, e ela bebia no seu copo e dormia em seu colo; ele a tinha como filha. Certo dia, um visitante chegou à casa do rico. Este não quis matar um de seus próprios animais para preparar uma refeição para o visitante; em vez disso, pegou a ovelha do pobre para fazer uma comida para o seu hóspede (2 Sm 12.1-4). Como você vê atitude do homem rico? Você já se deparou com uma situação parecida com essa? Como foi a experiência e como você se sentiu?

Nenhum comentário: