segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

LIÇÃO 04 - Adolescentes 1 Trimestre 2010

LIÇÃO 4
PRATIQUE A BONDADE
DEVOCIONAL
    Falhar faz parte da vida, e medo de falhar debilita. Você tem visto isso em seus alunos e tem sentido isso em si mesmo? Falhar não é o fim. Deus é o Deus da segunda chance, da terceira e assim por diante. Aprender a se levantar, sacudir a poeira e ir em frente é crucial pai qualquer forma de sucesso. Quando seus alunos veem sua determinação de seguir em frente, mesmo a despeito dos retrocessos ou após cair espetacularmente, eles testemunham a graça de Deus atuando em você. O valor disso compensa os seus melhores esforços.

ENFOQUE BÍBLICO
"Quem é bondoso será abençoado porque reparte a sua comida com os pobres," Provérbios 22,9

FIQUE ALERTA

    Você já ajudou alguém necessitado? Praticar a bondade e ajudar o próximo nas suas dificuldades é dever de todo o cristão. Todas as nossas ações refletem sobre nós mesmos. Há um velho ditado oriental que diz: "Semeie o bem, e boa será a colheita. Semeie o mal e colherás o mal". Se você deseja ser abençoado por Deus, aprenda, neste estudo, como tornar-se uma pessoa bondosa.

QUEBRA-GELO
     Faça uma atividade com a classe da seguinte forma: Mostre como podemos ser generosos com os outros. Escreva em tiras de papel os três passos (que estão em negrito), que devemos seguir para praticar a bondade.
1 º Passo: Abra o seu coração. Mostre aos alunos que os seus corações precisam estar sensibilizados com o problema alheio. Explique-Ihes que são cooperadores de Deus para atender às necessidades dos outros.
2º Passo: Abra seus olhos. Explique aos alunos que devem ficar atentos aos problemas das famílias carentes da igreja, em sua vizinhança e em outros lugares.
3º Passo: Abra a sua carteira. Deus deseja que contribuemos livremente e ajudemos aos outros. Distribua as tiras de papel somente com as frases em destaque e peça que alguns alunos deem exemplos práticos de como é possível praticar a bondade, através do passo que lhe foi entregue. Depois, faça uma rápida explanação de cada passo como foi explicado acima.

PALAVRA VIVA
Nesta lição, você terá a oportunidade de estudar sobre a prática da bondade. Aprenderá que devemos fazer o bem e repartir com os outros. Verá que quem pratica a bondade agrada a Deus e desfruta das bênçãos espirituais.

A BONDADE - UM PRINCIPIO DE VIDA
    Você se considera uma pessoa bondosa? A bondade deve fazer parte da natureza da vida cristã. Ela está inserida entre os elementos que compõe o Fruto do Espírito (Gl 5.22) e pode ser adquirida. Veja como é importante praticar a bondade.

A BONDADE E A PRÁTICA DO BEM
    Creio que você já tenha praticado uma boa ação, e isso o tenha deixado feliz. É triste quando podemos fazer o bem e não fazemos. A Bíblia mostra que "[...]comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz" (Tg 4.17). Devemos fazer o bem a todas as pessoas indistintamente. Em Provérbios, aprende-se que não devemos deixar de fazer o bem a quem dele precisa: "Não diga ao seu vizinho que espere até amanhã, se você pode ajudá-lo hoje" (Pv 3.28). Não se esqueça de fazer o bem e repartir com os outros. Isso agrada a Deus (Hb 13.16).

A BONDADE E O AMOR AO PRÓXIMO
    Talvez você já tenha sofrido alguma decepção ou tenha sido maltratado por alguém. Isso pode ter deixado você bravo e irritado com vontade de se vingar dessa pessoa. Mas quando temos um coração cheio de bondade, amamos aqueles que nos aborrecem e perdoamos aqueles que nos fazem o mal. Jesus ensinou que devemos amar aos nossos inimigos, e tratar os outros da maneira como gostaríamos de ser tratados (Mt 5.44; 7.12). Portanto, pratique a bondade e desfrute das bênçãos de Deus.

AJUDANDO O PRÓXIMO
   Devemos ser solidários com aqueles que padecem necessidades e sofrem. Veja o exemplo: Há alguns anos, nas Paraolimpíadas de Seattle, nove participantes, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos. Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar. Com exceção de um garoto, que tropeçou no asfalto, caiu rolando e começou a chorar. Os outros oito participantes ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então, viraram e voltaram. Todos eles. Uma das meninas, com Síndrome de Down, ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse: "Pronto, agora vai sarar". E todos os nove competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos. E as pessoas que estavam ali, naquele dia, repetem essa história até hoje. Por quê? Porque nós sabemos que o mais importante nesta vida é mostrar bondade, mesmo que você tenha que abrir mão de algum benefício ou objetivo. O que importa é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir o passo e mudar de curso. Ser bondoso é dedicar-se integralmente ao bem, renunciando qualquer recompensa. Os nove competidores das paraolimpíadas de Seattle não se preocuparam com a medalha que ganhariam, mas com o colega que havia caído.

CONQUISTANDO BENÇÃOS

   Você sabia que quem pratica o bem e ajuda ao próximo é abençoado por Deus? Veja o que diz no livro de Provérbios:
   Quem é capaz de repartir o seu pão com o próximo recebe a bênçãos de Deus. “Quem é bondoso será abençoado porque reparte a sua comida com os pobres” (Pv 22.9)
   Quem dá o que tem a quem necessita receberá muito, mas quem nega o que tem e não auxilia os outros não prospera. "Quem é generoso progride na vida; quem ajuda será ajudado" (Pv 11.25) .
    Não se incomode se as pessoas não compreenderem o seu gesto de bondade e o seu desejo de ajudá-las, ou se não reconhecerem o que você fizer por elas. O mais importante é aproveitar o momento para praticar a bondade. A bondade deve ser praticada sem a intenção de receber elogios. Quem busca o reconhecimento das pessoas perde o seu galardão. Se você deseja ser abençoado, faça tudo para o Senhor sem tocar trombetas, e Ele o recompensará.

A LEI DA SEMEADURA
   Talvez você se pergunte: "O que acontecerá comigo se eu não praticar a bondade?" Saiba, por certo, que existe uma lei estabelecida na natureza de causa e efeito. Há sempre um retorno bom ou ruim para as nossas ações. Tudo depende daquilo que fizermos. A Bíblia nos mostra que, o que o homem plantar isso também colherá (Gl 6.7).
   Como você pode ver, se praticarmos a bondade alcançaremos as bênçãos, mas se não a exercermos, nada alcançaremos. Portanto, reflita sobre a sua atitude em relação ao próximo. Deus não exige que façamos aquilo que não está ao nosso alcance, porém, espera que façamos tudo o que podemos. Ser bondoso não significa apenas repartir o pão, mas tratar a todos indistintamente com dignidade.
Busque a cada dia ajudar as pessoas nas suas dificuldades. Assim, você não só estará cumprindo a Palavra do Senhor, como também estará aberto para receber as bênçãos de Deus.

CONVERSA FRANCA
   Um homem que viajava de Jerusalém para Jericó foi atacado por ladrões. Estes, além de roubar aquele pobre homem, bateram tanto nele que o deixaram quase morto. Algumas pessoas passaram pelo local, observaram o homem caído, mas nada fizeram. Um estrangeiro que ia de viagem, vendo a situação daquele homem, encheu-se de compaixão. Aproximando-se dele, prestoul os primeiros socorros e levou-o a um lugar onde pudesse ser tratado. Pagou o tratamento e prometeu que, se houvesse outros gastos, pagaria quando voltasse (Lc 10.30-35). Discuta com os alunos as seguintes questões: Como você vê a atitude do estrangeiro? Qual a sua opinião sobre as pessoas que não se importaram com aquele homem? O que você faria no lugar delas?

Nenhum comentário: