quarta-feira, 30 de setembro de 2009

SUBSÍDIO DA LIÇÃO 01 [4º TRIMESTRE]


LIÇÃO 1

DAVI E SUA VOCAÇÃO
Texto Áureo: I Sm. 13.14

Objetivo: Entender as razões e o propósito de Deus da vocação de Davi a fim de cumprir seus objetivos imediatos e futuros.

INTRODUÇÃO
Ao longo dos próximos três meses estudaremos a biografia de Davi. Teremos a oportunidade, durante as aulas, de refletir a respeito da vida desse que é conhecido como um "homem segundo o coração de Deus". Aprenderemos a respeito de suas vitórias e derrotas, e, à luz do evangelho de Cristo, poderemos extrair ensinamentos a fim de que, como Davi, estejamos também no centro do coração do Senhor. Na aula de hoje trataremos a respeito da sua vocação, contextualizaremos o tempo no qual viveu, e ao final, veremos qual o propósito de
Deus em sua vocação e algumas aplicações para as nossas vidas.
1. DAVI, NO TEMPO DE DEUS
O tempo no qual Davi viveu é marcado pelo fim de uma era, a dos juizes, personalizado na figura de Samuel. O livro de Juizes termina destacando que "não havia rei em Israel" (Jz. 18.1; 19.1; 21.25). Até que o povo de Israel reclama para si, seguindo o modelo das nações vizinhas, um rei, isto é, o estabelecimento da monarquia. Ainda que a contragosto (I Sm. I Sm. 8.7,9), Samuel, debaixo da orientação divina, e em resposta à petição dos israelitas, escolheu Saul para reinar (I Sm. 9.1-10.16). Mesmo sancionando essa opção, o Senhor antecipara Israel a respeito do preço que iria pagar por tal opção (I Sm. 8.10-18). A unção de Saul, o primeiro rei de Israel, se deu através de uma cerimônia secreta (I Sm. 9.1-10.16). Posteriormente ele foi reconhecido pelo povo e aclamado como rei (I Sm. 10.17-27). Com a monarquia estabelecida, Samuel se retira de cena, e restringe-se ao ministério profético (I Sm. 12.1-5). Saul, após assumir o reinado de Israel, não se conduziu em conformidade com a Palavra de Deus, precipitou-se em seus votos (I Sm. 14.24-46) e até mesmo confrontou ao profeta de Deus (I Sm. 15.1-35) por esse motivo, fora rejeitado pelo mesmo Deus que o fez rei (I Sm. 15.10-12). Samuel, em seu embate com o rei Saul, diz que a obediência é melhor que o sacrifício, já que Saul desobedeceu intencionalmente  à Deus,  sob a justificativa que ofereceria  sacrifícios (I Sm. 15.22-23).

2. A VOCAÇÃO DE DAVI
A escolha de Davi, para ser o rei de Israel, sucessor de Saul, está registrada em I Sm. 13.13-14. Nessa passagem lemos que o Senhor rejeitou Saul e separou um novo rei conforme o seu agrado. A razão de tal opção é que Saul, o primeiro rei de Israel, havia procedido nesciamente, pois não atentou para a Palavra do Senhor proferida através de Samuel (I Sm. 12.14). Por esse motivo o profeta do Senhor é dirigido à casa de Jessé, o belemita, que era neto de Rute e Boaz (Rt. 4.17,22) para ungir o rei que Deus havia escolhido. Seguindo o procedimento para a unção do rei, Samuel devia apanhar seu chifre de óleo sagrado para a cerimônia de unção. Mesmo que o profeta tenha se impressionado com Eliabe, o filho mais velho de Jessé, é a Davi, o mais novo que Deus havia vocacionado, pois Deus não vê como vê o homem (I Sm. 16.6-10; I Cr. 28.9). Davi se encontrava no exercício da sua responsabilidade, pastoreando as ovelhas de seu pai, talvez esquecido pelos familiares, mesmo assim o Senhor não se esqueceu dele o separou para a obra (I Sm. 16.11-13) Posteriormente, no Sl. 22.9,10, Davi testemunharia que Deus o havia escolhido desde o ventre da sua mãe. Ele é um exemplo do homem ou da mulher de Deus que tem consciência de seu chamado e de que Deus cumprirá os desígnios que estabeleceu.
3. O PROPÓSITO DA VOCAÇÃO
A vocação de Davi por Deus tinha propósitos imediatos, para a sua época, bem como para um futuro distante. Naqueles tempos, o povo de Israel se encontrava numa situação de crise. Samuel, já envelhecido, constituiu a seus filhos por juizes em Israel, esses, porém, não andaram pelos caminhos do Senhor (I Sm. 8.1-3). Por esse motivo, os filhos de Israel, imitando as nações vizinhas, pediram um rei (I Sm. 8.7,9), mas esse, ainda que escolhido por Deus, procedeu nesciamente e fora substituído pelo Senhor (I Sm. 13.13-14). A vocação de Davi tinha também uma promessa, a de que no futuro viria um Rei que estabeleceria seu trono definitivo sobre Israel: Jesus, profecia se cumprirá totalmente no milênio (Lc. 22.20; Jr. 23.5,6; Ap. 19,20). Através do processo de escolha de Davi para reinar o Senhor nos instrui a respeito de determinados aspectos na vocação de um líder: 1) a espiritualidade – alguém que seja segundo o coração de Deus, que seja sensível às coisas do Senhor (II Cr. 16.9), 2) a humildade – alguém que mesmo desprezado, reconheça sua posição diante de Deus (I Sm. 16.1; Sl. 78.70; 89.20), que privilegie menos a promoção pessoal e dê maior valor à construção do caráter; e 3) a integridade – que vive em sinceridade de coração, que não depende exclusivamente das aparências (Sl. 78.71,72).
CONCLUSÃO
Davi foi um homem vocacionado a fim de desempenhar uma tarefa. Na construção dessa liderança, o Senhor trabalhou no caráter de Davi. Primeiramente através dos momentos de solidão, enquanto esse se encontrava no campo, cuidando das ovelhas do seu pai Jessé. Depois por meio da obscuridade, houve momentos que ninguém conhecia a Davi, ninguém para aplaudi-lo, ele não passava de um desconhecido na multidão. Através dos momentos de monotonia o Senhor também trabalhou o caráter daquele que seria o rei de Israel, quando esse estava fazendo as mesmas coisas, tidas por alguns como irrisórias ou de pouca utilidade. Que o Senhor nos dê sabedoria para discernir o tempo e o propósito para o Seu chamado para as nossas vidas.
BIBLIOGRAFIA
BALDWIN, J. G. I e II Samuel: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova,
SWINDOW, C. R. Davi. São Paulo: Mundo Cristão, 2009.


Instale o novo Internet Explorer 8 otimizado para o MSN. Download aqui

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 13 - CORRIGIDO


LIÇÃO 13
A SEGURANÇA EM CRISTO
QUESTIONÁRIO
 
NOME: ___________ DATA: ___/___/___- 3º. TRIM/2009
 
1- No final do estudo da Primeira Epístola do apóstolo João, o que ensina-nos as palavras derradeiras desta carta? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) O apóstolo ensina-nos acerca da confiança que os filhos de DEUS devem ter na vida eterna em CRISTO JESUS.
( F ) Ensina-nos que nossas obras são de suma importância para nossa salvação, podendo ser o único meio para sermos salvos.
( V ) João conclui fazendo um apelo aos crentes para que não permaneçam na prática do pecado e admoestem os que assim vivem.
2- De acordo com o Comentário Bíblico de Mattew Henry, para os judeus, quem possuía a vida eterna? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) Somente eles possuíam a salvação, uma vez que haviam recebido esta revelação de JEOVÁ por meio de suas obras.
( V ) Somente eles possuíam a vida eterna, uma vez que haviam recebido esta revelação de DEUS por meio de suas Escrituras.
( F ) Somente eles possuíam a vida eterna, uma vez que haviam recebido esta revelação do ESPÍRITO SANTO por meio de suas orações.
3- Segundo o apóstolo João, para quem é a vida eterna? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) É para aqueles que crêem piamente no Filho de DEUS.
( F ) É para aqueles que creram no Filho de DEUS no Antigo Testamento.
( F ) É para aqueles que crêem piamente no Filho de DEUS, como mais um mediador.
 4- O que é a Vida eterna? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) A vida eterna a que se refere João é a vida divina de alegria, paz, santidade e de transformação à imagem de CRISTO pelo Espírito Santo.
( V ) Além disso, glória ainda maior seguir-se-á no porvir, quando formos apresentados incorruptíveis diante do trono de DEUS; semelhantes a CRISTO, e sem falta de nada, segundo a sua promessa.
( F ) É a vida prolongada por mais de 100 anos.
 5- Qual a nossa viva esperança? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( F ) Uma vida de paz e descanso aqui na Terra por mil anos.
( V ) Uma esperança que jamais pode ser extinta.
( V ) Não é como as esperanças fugazes e desapontadoras deste mundo.
( V ) Uma esperança sempre renovada pela confiança que temos no poder e na fidelidade do DEUS Eterno, que a originou.
 6- Como é a glória eterna que esperamos? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) A glória eterna que esperamos de DEUS consiste em habitarmos para sempre com Ele, livres definitivamente da ruidosa presença do pecado.
( F ) É uma glória passageira, porém, de um resplendor incrível.
( V ) A glória de DEUS, então, inundará a todos e a tudo ali.
 7- Por meio do sacrifício de CRISTO, como é a nossa comunicação com DEUS? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( F ) Temos comunicação indireta com o Pai.
( F ) Temos comunicação completa com o Pai.
( V ) Temos comunicação direta com o Pai.
8- Quando o Senhor entregou sua vida por nós, na cruz do Calvário, o véu do templo foi rasgado de alto a baixo (Mt 27.51; Lc 23.45), o que simboliza isto? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( F ) O juízo de DEUS sobre os homens.
( V ) Simboliza o rompimento da barreira que havia entre DEUS e a humanidade.
( V ) Daí em diante, passamos a ter acesso irrestrito ao Todo-Poderoso.
 9- Como devemos falar com DEUS? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) João deixa claro que "se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve" (v.14).
( V ) Quando falamos com DEUS em oração, não podemos exigir nada dEle, porque Ele é Soberano, e sua vontade sempre prevalece sobre a nossa.
( F ) Devemos orar a DEUS exigindo a solução de nossos problemas, pois temos base na Palavra de DEUS, devemos determinar a solução.
( V )  Se oramos em consonância com o seu querer, certamente seremos ouvidos.
( V )  Na verdade, DEUS não apenas nos ouvirá, mas nos dará uma resposta definitiva.
 
10- Por que DEUS ouve as orações daqueles que estão em CRISTO? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) Porque JESUS disse: "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito".
( V ) Estar em CRISTO significa crer que Ele é o Filho de DEUS (1Jo 4.15) e, por conseguinte, cumprir os seus mandamentos.
( F ) DEUS ouve a todos indistintamente, sendo ou não pecadores arrependidos.
 


Instale o novo Internet Explorer 8 otimizado para o MSN. Download aqui

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 13 - 27/09/2009

LIÇÃO 13
A SEGURANÇA EM CRISTO
QUESTIONÁRIO
NOME: _________________DATA: ____/____/_____ - 3º. TRIM/2009
1- No final do estudo da Primeira Epístola do apóstolo João, o que ensina-nos as palavras derradeiras desta carta? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
   ) O apóstolo ensina-nos acerca da confiança que os filhos de DEUS devem ter na vida eterna em CRISTO JESUS.
   ) Ensina-nos que nossas obras são de suma importância para nossa salvação, podendo ser o único meio para sermos salvos.
   ) João conclui fazendo um apelo aos crentes para que não permaneçam na prática do pecado e admoestem os que assim vivem.
2- De acordo com o Comentário Bíblico de Mattew Henry, para os judeus, quem possuía a vida eterna? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
   ) Somente eles possuíam a salvação, uma vez que haviam recebido esta revelação de JEOVÁ por meio de suas obras.
   ) Somente eles possuíam a vida eterna, uma vez que haviam recebido esta revelação de DEUS por meio de suas Escrituras.
   ) Somente eles possuíam a vida eterna, uma vez que haviam recebido esta revelação do ESPÍRITO SANTO por meio de suas orações.
3- Segundo o apóstolo João, para quem é a vida eterna? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
   ) É para aqueles que crêem piamente no Filho de DEUS.
   ) É para aqueles que creram no Filho de DEUS no Antigo Testamento.
   ) É para aqueles que crêem piamente no Filho de DEUS, como mais um mediador.
 4- O que é a Vida eterna? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
   ) A vida eterna a que se refere João é a vida divina de alegria, paz, santidade e de transformação à imagem de CRISTO pelo Espírito Santo.
   ) Além disso, glória ainda maior seguir-se-á no porvir, quando formos apresentados incorruptíveis diante do trono de DEUS; semelhantes a CRISTO, e sem falta de nada, segundo a sua promessa.
   ) É a vida prolongada por mais de 100 anos.
5- Qual a nossa viva esperança? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
   ) Uma vida de paz e descanso aqui na Terra por mil anos.
   ) Uma esperança que jamais pode ser extinta.
   ) Não é como as esperanças fugazes e desapontadoras deste mundo.
   ) Uma esperança sempre renovada pela confiança que temos no poder e na fidelidade do DEUS Eterno, que a originou.
 6- Como é a glória eterna que esperamos? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
   ) A glória eterna que esperamos de DEUS consiste em habitarmos para sempre com Ele, livres definitivamente da ruidosa presença do pecado.
   ) É uma glória passageira, porém, de um resplendor incrível.
(    ) A glória de DEUS, então, inundará a todos e a tudo ali.
 7- Por meio do sacrifício de CRISTO, como é a nossa comunicação com DEUS? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
   ) Temos comunicação indireta com o Pai.
   ) Temos comunicação completa com o Pai.
   ) Temos comunicação direta com o Pai.
 
8- Quando o Senhor entregou sua vida por nós, na cruz do Calvário, o véu do templo foi rasgado de alto a baixo (Mt 27.51; Lc 23.45), o que simboliza isto? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
   ) O juízo de DEUS sobre os homens.
   ) Simboliza o rompimento da barreira que havia entre DEUS e a humanidade.
   ) Daí em diante, passamos a ter acesso irrestrito ao Todo-Poderoso.
 9- Como devemos falar com DEUS? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
   ) João deixa claro que "se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve" (v.14).
   ) Quando falamos com DEUS em oração, não podemos exigir nada dEle, porque Ele é Soberano, e sua vontade sempre prevalece sobre a nossa.
   ) Devemos orar a DEUS exigindo a solução de nossos problemas, pois temos base na Palavra de DEUS, devemos determinar a solução.
   )  Se oramos em consonância com o seu querer, certamente seremos ouvidos.
   )  Na verdade, DEUS não apenas nos ouvirá, mas nos dará uma resposta definitiva.
 
10- Por que DEUS ouve as orações daqueles que estão em CRISTO? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
   ) Porque JESUS disse: "Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito".
   ) Estar em CRISTO significa crer que Ele é o Filho de DEUS (1Jo 4.15) e, por conseguinte, cumprir os seus mandamentos.
   ) DEUS ouve a todos indistintamente, sendo ou não pecadores arrependidos.
 
 


Conheça os novos produtos Windows Live. Clique aqui!

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 12 - 20/09/2009

LIÇÃO 12
O TESTEMUNHO INTERIOR DO CRENTE
QUESTIONÁRIO
3º. TRIM/2009
1- Quem é nosso "próximo", para que o possamos amar? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( F ) Nossos parentes, amigos e familiares.
( V ) O próximo pode ser qualquer pessoa que necessite do nosso amor.
( V ) Devemos amar também os que nos maltratam e nos maldizem.
 2- Como é o amor que procede do ESPÍRITO? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) "O amor de DEUS está derramado em nosso coração pelo ESPÍRITO SANTO que nos foi dado" (Rm 5.5).
( V ) O fruto do ESPÍRITO leva-nos a amar até mesmo aos que nos odeiam.
( V ) JESUS afirmou que seus discípulos seriam conhecidos pelo amor:
( V ) "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (Jo 13.35).
3- De que maneira os filhos de DEUS devem ser obedientes? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) A todos que recebem a JESUS como Salvador pessoal, o Eterno concede o poder de serem feitos seus filhos:
( V ) A essência de ser filho de DEUS é o amor, e o cerne do amor é a obediência (Jo 14.22).
( V ) Ser filho de DEUS é viver em constante obediência.
( V ) Os nascidos de DEUS não vivem em rebeldia, mas seguem os preceitos divinos em amor (v.3).
( V ) O verdadeiro crente participa da natureza divina que o move a ser um filho que obedece a DEUS, exatamente o inverso do homem natural, adâmico, que por natureza é obstinado e rebelde (Rm 8.7).
 4- Como os filhos de DEUS vencem o mundo (v. 5)? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) Os filhos de DEUS não se conformam com as obras deste mundo, a saber, "as concupiscências" que em vossa ignorância praticavam (1Pe 1.14).
( V ) Os desejos intensos de gozos materiais estão associados à falta de conhecimento legítimo do que é verdadeiramente útil, real, e necessário para se ter uma vida que agrade a DEUS.
( V ) Só cai diante dos apelos mundanos aquele que perdeu a visão do Reino de DEUS, e fixou seu olhar nas ilusões passageiras deste mundo.
( V ) Há uma separação entre o nosso passado sem DEUS e a nossa posição de filhos de DEUS, santificados em CRISTO.
( V ) A nova vida em CRISTO depende de o crente separar-se voluntariamente, passando a ser controlado pelo ESPÍRITO SANTO de DEUS; não mais vivendo sob o domínio do pecado, nem sob o controle da carne, mas dominado pelo ESPÍRITO do Senhor.
5- Os filhos de DEUS O conhecem. Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) Pela fé em nosso Senhor JESUS CRISTO, conhecemos a DEUS. Conhecer a DEUS é algo progressivo, que continuará na eternidade.
( V ) DEUS não deseja que você esteja inseguro em seu relacionamento com Ele.
( V ) O Pai nos assevera: "se você crê no filho de DEUS, tem a vida eterna" (Jo 3.36).
( V ) Não tema, e nem duvide! Quem conhece a DEUS sabe que Ele ouve o clamor dos seus filhos, por isso, oram segundo a vontade do Pai.
( V ) A oração dos filhos de DEUS é atendida, pois todo aquele que é nascido de DEUS não vive em pecado.
6- De que maneira o ESPÍRITO SANTO age em nossa vida na Terra? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) ESPÍRITO SANTO é quem convence o homem do pecado, e da justiça, e do juízo (Jo 16.8).
( V ) É o ESPÍRITO SANTO quem revela, através da Palavra, toda a verdade a respeito de JESUS (Jo 14.16,26).
( V ) Ele nos fez membros do Corpo de CRISTO (1 Co 12.13).
( V ) Ele nos santifica e liberta do pecado (Rm 8.2-4; Gl 5.16,17).
( V ) É Ele quem nos ensina a obedecer a CRISTO.
7- De que maneira a água é um testemunho do amor de DEUS para conosco? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) Estabelece a pureza e o poder purificador do Salvador.
( V ) A água também é símbolo do ESPÍRITO SANTO.
( V ) Por intermédio da Terceira Pessoa da Trindade, fomos lavados pela Palavra de DEUS (Hb 10.22).
8- De que maneira o sangue é um testemunho do amor de DEUS para conosco? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) Fomos resgatados do pecado por meio do sacrifício de CRISTO.
( V ) JESUS selou e pôs fim aos sacrifícios do Antigo Testamento.
( V ) Os benefícios alcançados pelo sangue de JESUS provam que Ele é o Salvador do mundo.
( V ) CRISTO é a nossa salvação (Sl. 65.5). Não há salvação fora dEle (At 4.12).
9- Qual é o resultado da nova vida recebida de DEUS, mediante a fé? Coloque "X" na resposta correta:
(    ) O crente passa a viver em obediência aos preceitos divinos; sobretudo ao princípio do amor ao próximo.
( X ) O crente passa a viver em retidão, procurando obedecer aos preceitos divinos; sobretudo ao princípio do amor ao próximo.
(    ) O crente passa a viver em aflição, procurando obedecer aos preceitos divinos;
10- Qual a essência do Cristianismo? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( X ) É o amor.
(    ) É o perdão.
(    ) É o evangelismo.

Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!

SUBSÍDIO DA LIÇÃO 13 - A SEGURANÇA EM CRISTO


Lição 13
A SEGURANÇA EM CRISTO
Texto Áureo: I Jo. 5.13

Objetivo: Mostrar que através de sua maravilhosa graça, mediante Nosso Senhor Jesus Cristo temos segurança de um viver pleno por intermédio da fé.

INTRODUÇÃO
Na aula de hoje concluiremos o terceiro trimestre das Lições Bíblicas no qual estudamos a I Carta de João. Conforme já destacamos nas primeiras lições, o objetivo central dessa Epístola é da certeza ou segurança aos crentes da plena salvação em Deus (I J. 5.13). Essa é uma meta também apropriada em nossos dias, moldados por tantas incertezas e inseguranças. Neste estudo, atentaremos para algumas seguranças que os crentes podem ter em Cristo, dentre elas destacamos: a vida eterna, a respostas às orações, e a de que pertencemos a Deus.

1. SEGURANÇA DE VIDA ETERNA
A I Epístola de João foi escrita para que os crentes tenham a segurança da vida eterna (I Jô. 5.13). A vida eterna, na perspectiva joanina, está no Filho, pois quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida (v. 11,12). Não existe vida eterna distante dAquele que é a Vida (Jo. 6.40). Tem a vida aqueles que crêem que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus (Jo. 20.31). Com essas palavras, João ressalta a segurança da salvação. Podemos, nos dias atuais, dizer que temos a vida eterna porque Deus amou o mundo de uma maneira tal que deu Seu Filho Unigênito para que todo aquele que crê nEle tenha a vida eterna (Jo. 3.16). E a vida eterna é já uma realidade para aqueles que creram, ainda que somente se manifestará plenamente no ato da glorificação (I Jo. 3.2), quando o que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, quando a morte, definitivamente, for tragada na vitória (I co. 15.53,34), quando a trombeta soar e os que morreram em Cristo ressuscitarem e os vivos arrebatados para o encontro com o Senhor nos ares (I Ts. 4.13-17). Essa é a viva esperança da igreja de Cristo (Tt. 1.2), cujo fundamento é a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (I Pe. 5.3).  

2. SEGURANÇA DAS ORAÇÕES RESPONDIDAS
Temos a segurança também de que Deus nos ouve, estamos certos que nossas petições são recebidas. Mas Ele não ouvirá porque determinamos sobre Ele o que queremos, muito pelo contrário, se fizermos a Sua vontade, Ele nos ouve (I Jo. 5.14). Mas não apenas se fizermos Sua vontade, mas se for DA Sua vontade, e se O fizermos em nome de Jesus (Jo. 14.13,14) e se nEle permanecermos (Jo. 15.7,16; 16.24). Ainda assim, o "tudo" que pedimos na oração precisa ser relativizado, pois nem "tudo" que pedimos receberemos, pois, conforme instrui Tiago, algumas vezes pedimos e não recebemos porque pedimos mal, para cumprir somente nossos deleites carnais. Deus, em Sua vontade soberanamente absoluta, não dá o que pedimos (Tg. 4.13). Portanto, peçamos, cientes sempre que dependemos da vontade de Deus, pois o próprio Jesus assim o ensinou (Mt. 6.10), e conformados quanto a vontade de Deus, pois essa é sempre boa, perfeita e agradável (Rm. 12.1,2). Na passagem de João, a vontade de Deus é que oremos pelos irmãos mais fracos, por aqueles que estão em situação de risco espiritual. Ao invés de falar mal deles, devemos agir com amor, intercedendo para que reencontrem o caminho da vida (I Jo. 5.17). A menos que seja um pecado para morte, ou seja, uma indisposição para o arrependimento, uma atitude deliberada de apostasia contra Deus (Hb. 6.4-6; 10.26,27), a falta de reconhecimento da atuação de Deus, o pecado contra o Espírito Santo (Mt. 12.28-32) já que é Esse quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo. 16.8-10), devemos orar, e mais que isso, ajudar a fim de que o irmão mais fraco 
possa ter suas forças espirituais restabelecidas (Rm. 15.1; I Ts. 5.14).

3. SEGURANÇA DE QUE SOMOS DE DEUS
Temos a segurança de que somos de Deus porque nascemos de Deus (I Jo. 5.18), não mais temos parte com o mundo que jaz no Maligno (I Jo. 3.8-12; Jô. 8.44,47). E porque estamos em Deus, o Maligno não nos toca, ou seja, não mais estamos sob o seu domínio. Lembremos que o diabo é o governador deste mundo tenebroso e cegou o entendimento das pessoas para não compreenderem a verdade do evangelho (Jo. 12.31; 14.30; 16.11; II Co. 4.4; Ef. 2.2; 6.12). Ainda que o mundo - o sistema satânico - esteja debaixo da atuação do Maligno (I Jo. 5.19), os crentes, mesmo no mundo - na terra - estão ocultos em Deus, para isso Jesus intercedeu (Jo. 17.15). Isso não quer dizer que estamos imunes às tentações, muito pelo contrário, mas sabemos que podemos vencê-las pela fé em Cristo Jesus (I Jo. 5.4,5). Tal percepção deve nos levar a uma vida fundamentada em Cristo como centro da existência, a O conhecermos não apenas biblicamente, mas também esperiencialmente (I Jo. 5.20; Jo. 14.9), crescendo no conhecimento dEle, como fez o cego que fora por Ele curado (Jo.9.11,17,33,36,38). Esse conhecimento deve nos direcionar a uma vida de adoração, em Espírito e em Verdade (Jo. 4.23,24). Assim fazendo, estaremos guardados da idolatria, não apenas das imagens de madeira ou barro, mas das construções mentais equivocadas que venhamos a ter de Deus e que assim seja (I Jo. 5.21).


CONCLUSÃO
Chegamos ao final de mais um trimestre estudando, expositivamente, mais um livro da Sagrada Escritura. Ao longo das aulas tivemos a oportunidade de crescer espiritualmente no amor a Deus e ao próximo. Que Deus aplique, pelo Seu Espírito, as verdades estudadas ao longo dessas preciosas lições. Que aprendamos, contra tudo e todos, a ter certeza, segurança que estamos em Deus, que nos fez filhos seus, por isso, podemos orar, chamando-O de Pai. Nessa convicção, aguardamos, ansiosamente, a manifestação gloriosa de Sua presença, a realização plena da vida eterna que já desfrutamos, ainda que terá sua completude quando viermos a ser quem realmente Ele determinou que fôssemos. A Ele, e somente a Ele, seja toda a glória pelos séculos dos séculos.
BIBLIOGRAFIA

BOICE, J. M. As epistolas de João. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
STOTT, J. R. W. I, II e III João: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 1982.





  
         




Novo Internet Explorer 8: mais rápido e muito mais seguro. Baixe agora, é grátis!

terça-feira, 22 de setembro de 2009

QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 11 - RESPONDIDO

LIÇÃO 11
O AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO
QUESTIONÁRIO
NOME:                        DATA: ____/____/_____ - 3º. TRIM/2009
1- Como Deus apresenta provas de seu amor? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) O amor de DEUS manifestou-se em CRISTO, Seu Filho unigênito.
( V ) CRISTO é a materialização do amor divino.
( F ) DEUS se apresenta como amoroso ao lançar no inferno o pecador.
( V ) JESUS é a declaração de amor de DEUS ao mundo.
( V ) DEUS tomou a iniciativa de nos amar e demonstrou isso enviando JESUS para perdão dos nossos pecados.
 2- Qual a abrangência do sacrifício expiatório de CRISTO e a grandeza deste amor (Rm 5.8)? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) CRISTO morreu não somente pelos nossos pecados, mas também pelos de todo o mundo.
( F ) CRISTO morreu somente pelos nossos pecados, nos predestinou, enquanto condenava o restante dos seres humanos.
( F ) CRISTO morreu não somente pelos nossos pecados, mas também pelos de satanás e seus demônios.
 3- Como é o dever de amar a todos, segundo o versículo: "Amados, se DEUS assim nos amou..." (v.7a)? coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) A Bíblia nos encoraja a amarmos à maneira de DEUS, que entregou seu filho à morte por amor.
( F ) O amor humano é perfeito por si só.
( V ) Não há alternativa para nós, pois está escrito que, como filhos de DEUS, temos de agir como Ele.
( V ) Não é apenas a forma de amar que João ensina, mas também a quem devemos amar.
 4- Qual é a identidade cristã, segundo o versículo: "E qualquer que ama é nascido de DEUS e conhece a DEUS" (v.7b)? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( F ) O cristão é identificado apenas pelo seu modo de se vestir.
( V ) Essa é a identidade do seguidor de CRISTO; somos o reflexo do amor divino para o mundo.
( V ) O apóstolo João reforça a necessidade que temos de amar ao próximo, para que o mundo possa experimentar do seu amor.
( V ) A nova criatura é a luz que ilumina o mundo, e suas boas obras são motivo de os descrentes glorificarem ao Senhor.
5- Como é a confissão de JESUS como Filho de DEUS (v.15)? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) Aqueles que reconhecem que JESUS CRISTO é o Filho de DEUS, podem estar convictos de que são a habitação do Senhor.
( V ) As pessoas só podem realizar a confissão de JESUS como Filho de DEUS a partir do momento em que experimentaram o amor divino.
( F ) Todas as pessoas do mundo já têm a certeza da salvação eterna com DEUS.
6- DEUS é amor, coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) O amor não é apenas um dos atributos de DEUS; é a sua própria essência e natureza.
( V ) O amor divino é totalmente diferente do humano, uma vez que é incondicional, imutável e perfeito.
( V ) Ainda que o homem O ame menos ou mais, o amor de DEUS não sofrerá alteração alguma, porque é da natureza dEle amar.
( V ) Em tudo o que faz, seu amor é demonstrado. Até mesmo quando corrige, o Eterno o faz porque ama.
7-  "Deus está em nós, e em nós é perfeito o seu amor". Como Deus capacita o crente a amar? coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) Deus é aquele que nos capacita a amar mediante o Espírito Santo que em nós habita (Rm 5.5; 8.9; 2 Co 1.22).
( V ) Além disso, o amor de Deus é aperfeiçoado em nós, porque somos os seres nos quais Deus manifesta esse amor.
( F ) Ele é amor, oferece uma única dose de seu amor ao crente, tendo este que saber economizar.
8- Por que o crente fiel pode estar seguro em relação à vida eterna? Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) Porque cumpre os mandamentos de Deus, tem comunhão com Ele e ama o seu próximo.
( F ) Porque exerce um ministério de oração na igreja.
( F ) Porque é um crente religioso e fiel dizimista na igreja.
9- Como é a confiança do crente no amor de Deus? coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) O crente, que é morada do Espírito Santo de Deus (1 Co 3.16,17; 6.19) , cumpre seus mandamentos, é santo, tem comunhão com Deus
( V ) Permanece nEle e ama o seu próximo.
( V ) Enfim, confia plenamente no amor que o Eterno tem por si e na sua salvação em Cristo. Por isso, está seguro em relação à vida eterna
10- João encerra o capítulo 4 de sua 1 Epístola apresentando algumas evidências daqueles que são filhos de Deus e, portanto, são salvos. Quais são elas?. Coloque "V" nas frases verdadeiras e "F" nas falsas.
( V ) O amor ao próximo. Quando somos salvos, transformados por Deus e feitos seus filhos, passamos a ter o seu amor dentro de nós.
( V ) A confissão de Jesus como Filho de Deus.
( V ) A confiança no amor de Deus (vv.16-18).
 


Novo Internet Explorer 8: faça tudo com menos cliques. Baixe agora, é gratis!

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Lição 12
20 de Setembro de 2009
(Dia Nacional da Escola Dominical)
Testemunho Interior do Crente
TEXTO ÁUREO
"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé"
(1 Jo 5.4).

VERDADE PRÁTICA
Só poderemos vencer o mundo se tivermos passado pela experiência do novo nascimento em Cristo através do Espírito Santo.
LEITURA DIÁRIA

Segunda - 1 Jo 5.12 - Quem crê no Filho de Deus tem a vida eterna
Terça- 1 Jo .13 -Temos a vida eterna e podemos nos aproximar de Deus com a certeza de que Ele nos ouve
Quarta - 1 Jo .23 - O amor fraternal é resultado do novo nascimento
Quinta -  1 Jo .10 - Quem não ama o seu irmão não é de Deus
Sexta - 1 Jo .15 - Quem experimenta o novo nascimento abandona aquilo que é vil
Sábado - 1 Jo 5.6 - O tríplice testemunho

INTRODUÇÃO
Nesta lição veremos que somente aqueles que são nascidos de Deus, isto é, crêem que Jesus é o Cristo, têm condições de amar a seus irmãos, cumprir os mandamentos divinos e vencer o mundo. Será que, de fato, temos experimentado ma nova vida em Cristo?

I. NASCIDOS DE DEUS

Por intermédio do texto bíblico que vamos estudar nesta lição,aprendemos que "todo aquele que crê que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus" (v.1).
1. Nascer de Deus. É mediante a fé no sacrifício de Jesus que experimentamos uma nova ida. Somente o novo nascimento nos faz entrar numa nova relação com o Senhor, tornando-nos, verdadeiramente, filhos de Deus (1 Jo 3.1,2). A natureza espiritual desta nova relação vem de semente incorruptível, isto é, pela Palavra de Deus; é obra do Espírito Santo (cf. Jo 3.5-8), mediante as verdades vivas e eternas do evangelho de Cristo (1 Co 4.15). Natureza humana só pode produzir natureza humana; e nenhuma criatura poderá elevar-se acima de sua própria natureza. A vida espiritual não passa de pai para filho de modo natural; ela procede de Deus: "O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito" (Jo 3.6,7). Aquele que realmente nasceu de Deus está liberto da escravidão do pecado e passa a ter o desejo e a disposição espiritual de obedecer ao Senhor e andar sob a direção do Espírito Santo (v.2).

II. OS FILHOS DE DEUS E O AMOR

Como resultado da nova vida recebida de Deus, mediante a fé, o crente passa a viver em retidão, procurando obedecer aos preceitos divinos; sobretudo ao princípio do amor ao próximo.
1. O amor cristão. A essência do Cristianismo é o amor (Rm 13.8-10; 1 Co 13). Isto foi declarado pelo próprio Senhor Jesus ao ser inquirido por um doutor da lei (Lc 10.25-27), e ao dar as últimas instruções aos seus discípulos (Jo 13.34,35). O apóstolo João afirmou categoricamente: "Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor" (1Jo 4.8). Todavia, todo o que ama é nascido de Deus e o conhece.
2. O amor de Deus. Paulo nos diz que Deus nos amou quando éramos por natureza filhos da ira (Rm 6.8-10). Ele nos amou tanto que enviou seu Filho para morrer em nosso lugar (Jo 3.16). Quem é nascido de Deus precisa aprender com o Pai a amar de verdade.
3. O amor ao próximo. Quando interrogado sobre quem é o nosso próximo, Jesus proferiu a parábola do Bom Samaritano, esclarecendo que o próximo pode ser qualquer pessoa que necessite do nosso amor (Lc 10.25-37). A ordenança do Mestre vai além dos limites de apenas ajudar nossos amigos; devemos amar também os que nos maltratam e nos maldizem (Mt 5.43-48). Somente assim poderemos demonstrar que, realmente, somos filhos de Deus (Mt 5.45).
4. O amor que procede do Espírito. A Bíblia afirma que antes de conhecermos a Cristo, éramos "odiosos, odiando-nos uns aos outros" (Tt 3.3). Sem Cristo, ninguém é capaz de amar ao próximo, muito menos se este for um inimigo contumaz. Mas, como nova criatura (2Co 5.17), "o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Rm 5.5). O fruto do Espírito levanos a amar até mesmo aos que nos odeiam. Além disso, Jesus afirmou que seus discípulos seriam conhecidos pelo amor: "Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (Jo 13.35).

III. OS FILHOS DE DEUS E A OBEDIÊNCIA

1. Os filhos de Deus são obedientes. A todos que recebem a Jesus como Salvador pessoal, o Eterno concede o poder de serem feitos seus filhos: "Mas a todos quanto o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome" (Jo 1.12). Dentre os muitos aspectos do crente como filho de Deus, destacamos a obediência. A essência de ser filho de Deus é o amor, e o cerne do amor é a obediência (Jo 14.22). Ser filho de Deus é viver em constante obediência. Os nascidos de Deus não vivem em rebeldia, mas seguem os preceitos divinos em amor (v.3). O verdadeiro crente participa da natureza divina que o move a ser um filho que obedece a Deus, exatamente o inverso do homem natural, adâmico, que por natureza é obstinado e rebelde (Rm 8.7).
2. Os filhos de Deus vencem o mundo (v. 5). Os filhos de Deus não se conformam com as obras deste mundo, a saber, "as concupiscências" que em vossa ignorância praticavam (1Pe 1.14). Esses desejos intensos de gozos materiais estão associados à falta de conhecimento legítimo do que é verdadeiramente útil, real, e necessário para se ter uma vida que agrade a Deus. Só cai diante dos apelos mundanos aquele que perdeu a visão do Reino de Deus, e fixou seu olhar nas ilusões passageiras deste mundo. Há uma separação entre o nosso passado sem Deus e a nossa posição de filhos de Deus, santificados em Cristo. A nova vida em Cristo depende de o crente separar-se voluntariamente, passando a ser controlado pelo Espírito Santo de Deus; não mais vivendo sob o domínio do pecado, nem sob o controle da carne, mas dominado pelo Espírito do Senhor.
3. Os filhos de Deus O conhecem. Pela fé em nosso Senhor Jesus Cristo, conhecemos a Deus. Conhecer a Deus é algo progressivo, que continuará na eternidade. Observemos, pois, o que afirma o profeta Oséias: "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor" (Os 6.3). Deus não deseja que você esteja inseguro em seu relacionamento com Ele. O Pai nos assevera: "se você crê no filho de Deus, tem a vida eterna" (Jo 3.36). Não tema, e nem duvide! Quem conhece a Deus sabe que Ele ouve o clamor dos seus filhos, por isso, oram segundo a vontade do Pai: "E esta é a confiança que temos nele: que se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve" (v.14). A oração dos filhos de Deus é atendida, pois todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca" (v.18). Você vive uma vida santa? Então, comece a orar com confiança! Creia que o Pai ouvirá e responderá o seu clamor.

IV. O TRÍPLICE TESTEMUNHO

Segundo James Montgomery, na obra As Epístolas de João, o texto de 1 João 5.6-8 é a passagem mais impressionante do livro. De acordo com o Comentário Bíblico de Mattew Henry, há três testemunhas das doutrinas da Pessoa de Cristo e da sua salvação:
1. O Espírito Santo. O Espírito Santo é quem convence o homem do pecado, e da justiça, e do juízo (Jo 16.8). É o Espírito Santo quem revela, através da Palavra, toda a verdade a respeito de Jesus (Jo 14.16,26). Ele nos fez membros do Corpo de Cristo (1 Co 12.13). Ele nos santifica e liberta do pecado (Rm 8.2-4; Gl 5.16,17). É Ele quem nos ensina a obedecer a Cristo.
2. A água. Estabelece a pureza e o poder purificador do Salvador. A água também é símbolo do Espírito Santo. Por intermédio da Terceira Pessoa da Trindade, fomos lavados pela Palavra de Deus (Hb 10.22).
3. O sangue - Fomos resgatados do pecado por meio do sacrifício de Cristo. Jesus selou e pôs fim aos sacrifícios do Antigo Testamento. Os benefícios alcançados por seu sangue provam que Ele é o Salvador do mundo. Cristo é a nossa salvação (Sl 65.5). Não há salvação fora dEle (At 4.12).

CONCLUSÃO
É requerido dos filhos de Deus amar o próximo. Quem ama a Deus e ao próximo tem prazer em seguir os mandamentos divinos, demonstrando ser um verdadeiro cristão. Não se esqueça: o verdadeiro crente vence o mundo mediante a fé em Cristo

EXERCÍCIOS

RESPONDA

1. Quem são os nascidos de Deus?
R.
2. Como podemos nascer de Deus?
R.
3. A nova vida é obra de quem?
R.
4. Por que o amor é a essência do Cristianismo?
R.
5. Por que é importante para o crente amar o inimigo?
R.